4.9 C
Nova Iorque
19.1 C
São Paulo
sexta-feira, novembro 14, 2025
spot_img

Inflação em agosto no Brasil registra queda mensal de 0,11%

Pressão sobre preços reduz ritmo inflacionário

Variedade nos números

O IBGE divulgou que o IPCA de agosto caiu 0,11% em relação a julho. É a primeira variação mensal negativa no ano, segundo o IBGE. Já o INPC, índice usado como referência para salários, recuou 0,21% no mês, informou o IBGE.

Inflação acumulada no ano e em 12 meses

No acumulado de 12 meses, o IPCA está em 5,13%. No ano, o avanço é de 3,15%, ainda de acordo com o IBGE. Para o INPC, o acumulado em 12 meses é 5,05%, e no ano 3,08%, segundo o IBGE.

Efeito para a política monetária

A contração mensal dá trégua à inflação no curto prazo, mas ainda há pressão por conta de preços de alimentos, energia e serviços. Analistas afirmam que, para o Banco Central, o dado reforça a necessidade de cautela na condução da Selic.

Risco de reversão

Se choques externos ou alta internacional de commodities acontecer, a variação pode voltar a subir. Economistas lembram que núcleos de inflação e preços de serviços precisam ser acompanhados para avaliar se a queda é sustentável.

Impacto em contratos e indexação

Contratos indexados à inflação poderão ser revisados para baixo. Isso afeta aluguéis, planos de saúde e tarifas, que podem ter reajustes menores nos próximos meses.

spot_img

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado
20,145FãsCurtir
51,215SeguidoresSeguir
23,456InscritosInscrever
Publicidadespot_img

Veja também

Brasilvest
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.