24.9 C
Nova Iorque
segunda-feira, setembro 29, 2025
spot_img

IGP-M sobe 0,42% em setembro e supera expectativa

Inflação do aluguel acelera e pressão sobre contratos cresce

O IGP-M registrou alta de 0,42% em setembro, ante 0,36% em agosto, segundo dados da FGV divulgados pelo InfoMoney. Esse resultado ficou acima da projeção de 0,35% feita pelo mercado. O índice acumula 2,82% em 12 meses.

Componentes que puxaram a alta

O IPA, que responde por 60% do IGP-M, subiu 0,49%, impulsionado por menor deflação nos bens finais. Já o braço das matérias-primas desacelerou, com variação de 1,47%. No IPC, o avanço foi de 0,25%, puxado por habitação, energia e transporte.

Efeito nos contratos de aluguel

Como o IGP-M é usado amplamente para reajustes de aluguéis, essa elevação pressionará valores para locatários e inquilinos. Quem tem contrato atrelado a esse índice deverá pagar valores maiores a partir do próximo reajuste.

Reação do mercado

O resultado causa sinal de alerta para o ambiente de juros no Brasil. O dado pode levar investidores a revisar estimativas da curva de juros futuros e reforçar cautela em segmentos sensíveis à inflação.

Atenção para os próximos meses

Se essa tendência se mantiver, o risco de repasses mais contínuos nos contratos de aluguel cresce. No entanto, fatores como movimentos cambiais, custos de insumos e decisões políticas poderão mudar o ritmo.

spot_img

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado
51,215SeguidoresSeguir
23,456InscritosInscrever
Publicidadespot_img

Veja também

Brasilvest
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.