26.1 C
Nova Iorque
32 C
São Paulo
terça-feira, setembro 30, 2025
spot_img

Alta do café leva 24% dos brasileiros a reduzir consumo

Preço virou fator decisivo nas escolhas da prateleira

Um estudo bi-anual da Abic / Axxus mostra que 24% dos brasileiros reduziram o consumo de café em 2025, contra apenas 3% em 2023. O levantamento foi divulgado pela Reuters e aponta que o preço se tornou filtro essencial nas compras.

Queda na intensidade

A pesquisa também revelou que a fatia de consumidores que bebem mais de seis xícaras por dia caiu de 29% para 26%. Ou seja, houve retração na intensidade de consumo, especialmente entre famílias de renda média.

Marca perde força, preço ganha peso

Para 39% dos entrevistados, a escolha agora recai sobre marcas mais baratas, contra 16% em 2023. A fidelidade às marcas tradicionais perdeu espaço, já que o custo-benefício passou a ser o critério principal.

Pressão inflacionária e estoques

Segundo o Estadão, o café está entre os itens que mais subiram no IPCA nos últimos anos. Além disso, estoques globais baixos e problemas climáticos elevaram ainda mais os preços no atacado.

O que observar daqui

Analistas projetam reajustes adicionais de 10% a 15% no varejo até o fim do ano. Se essa tendência continuar, mais consumidores podem migrar para substitutos como café solúvel ou descafeinado.

spot_img

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado
20,145FãsCurtir
51,215SeguidoresSeguir
23,456InscritosInscrever
Publicidadespot_img

Veja também

Brasilvest
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.