Decisão acelera movimento na ação e reabre expectativas de reestruturação
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) autorizou por unanimidade a venda da NSP Investimentos, controladora da Braskem, para fundo ligado ao empresário Nelson Tanure. A decisão confirmou o parecer favorável da área técnica do órgão, segundo o InfoMoney.
Ações disparam após aval
Com a aprovação, os papéis BRKM5 subiram mais de 4%, chegando a R$ 6,88. O mercado reagiu rápido, refletindo otimismo com possível nova fase de governança e investimento.
Condições e riscos que acompanham o negócio
Embora o aval seja definitivo, não há garantia de que a transação será concluída nos mesmos termos. A Braskem reconheceu em nota que “os termos e condições não possuem caráter definitivo e vinculante” caso mudem as negociações entre as partes. (Fonte: InfoMoney)
Um dos principais desafios é negociar com bancos credores que têm ações da Braskem em garantia de dívidas da Novonor, como relataram fontes no mercado.
Potencial para o futuro
Se concretizado, o controle por Tanure pode reestruturar a Braskem com foco em eficiência e desalavancagem. Observadores veem oportunidade de reposicionamento estratégico da petroquímica no mercado global.
Por outro lado, o sucesso dependerá da capacidade de Tanure convencer credores e manter o equilíbrio de responsabilidades ambientais, especialmente na questão dos passivos em Alagoas.