5 C
Nova Iorque
17.6 C
São Paulo
sexta-feira, novembro 14, 2025
spot_img

Reforma Tributária mudará impostos sobre aluguéis em 2026

Novas regras criam IBS e CBS e atingem quem tem renda de aluguel: planejamento antecipado é essencial

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Siga-nos no Instagram: @brasilvest.news

As mudanças previstas na reforma tributária brasileira prometem transformar a tributação sobre locações e investimentos em imóveis a partir de 2026. Conforme reportagem do portal Contábeis a Lei Complementar nº 214/2025 institui o modelo de IVA dual — com os novos tributos IBS e CBS — que vão começar a incidir sobre aluguéis em determinados casos.

De acordo com o advogado Jossan Batistute, sócio do escritório Batistute Advogados, “os proprietários dos imóveis que são utilizados para locação que não quiserem, de uma hora para outra, pagar imposto maior, comprometendo o lucro ou tendo que repassar o custo no valor do aluguel, deverão estar preparados”. Além disso, ele alerta: “a criação de uma holding é uma dessas alternativas para controlar a tributação”.

Quem será impactado e quando começa a cobrança

As regras estabelecem que pessoas físicas que possuírem mais de três imóveis alugados e obtiverem receita bruta anual superior a R$ 240 mil passarão a recolher os novos tributos, além do Imposto de Renda, segundo uma publicação do Jornal Contábil. A transição ocorre entre 2026 e 2032, conforme detalha o portal Diário do Comércio.

Imóveis por temporada e plataformas digitais entram no foco

O regime também atinge locações de curta duração — como via plataformas de aluguel por temporada — que serão equiparadas a serviços de hospedagem e terão tributação diferenciada. Conforme artigo de especialistas no Metro Quadrado, esses locadores também devem revisar contratos e estratégia de aluguel.

O que fazer agora: planejamento e adaptação

Especialistas recomendam que proprietários iniciem revisões contratuais, avaliem a viabilidade de constituir holdings patrimoniais e se preparem para projeções fiscais mais robustas. Como reforça Batistute, “num ambiente e contexto de profundas e iminentes modificações, ficar parado não é uma opção segura e sadia”.

spot_img

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado
20,145FãsCurtir
51,215SeguidoresSeguir
23,456InscritosInscrever
Publicidadespot_img

Veja também

Brasilvest
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.