12.7 C
Nova Iorque
19 C
São Paulo
segunda-feira, outubro 13, 2025
spot_img

Alckmin afirma que Lula pediu suspensão de tarifas a Trump e descarta tensão com Rubio

Ex-vice-presidente reforça interlocução nos EUA e minimiza papel de políticos individuais no cenário internacional

O ex-vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou nesta segunda-feira (13) que o presidente Lula solicitou ao governo dos EUA a suspensão de tarifas recentemente ameaçadas, como forma de reduzir atritos comerciais. Ele disse ainda que Marco Rubio, senador norte-americano apontado como opositor de políticas progressistas, “não é problema” para o Brasil. A declaração foi publicada pelo InfoMoney.

Alckmin explicou que o pedido de Lula se baseou no argumento de que tarifas elevadas afetam negativamente exportadores brasileiros e a cadeia produtiva local. Segundo ele, o Brasil tem interlocução direta com Washington e busca manter canais de diálogo abertos.

Ao minimizar as críticas de Rubio, Alckmin sinaliza que o governo pretende manter foco nas relações institucionais amplas, e não permitir que opositores individuais nos EUA definam a estratégia diplomática brasileira.

As declarações ocorrem em contexto de escalada de tensões: Trump ameaça tarifas de 100% sobre produtos chineses e discute restrições tecnológicas, o que aciona reação de países exportadores como o Brasil. A postura de Alckmin pode indicar um viés conciliador do governo perante os EUA.

spot_img

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado
20,145FãsCurtir
51,215SeguidoresSeguir
23,456InscritosInscrever
Publicidadespot_img

Veja também

Brasilvest
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.