24.9 C
Nova Iorque
segunda-feira, setembro 29, 2025
spot_img

ANM e Casa da Moeda querem rastrear cadeia do ouro: para quê?

Projeto piloto visa evitar fraudes e garantir origem legal

A Agência Nacional de Mineração (ANM) e a Casa da Moeda do Brasil planejam lançar um projeto-piloto que permita rastrear toda a cadeia do ouro — desde a extração até a comercialização — com o objetivo de impedir fraudes. A medida, revelada em reportagem do G1, busca reforçar credibilidade e transparência no setor.

Rastreabilidade contra o “ouro sujo”

A iniciativa inclui cooperação técnica e troca de informações entre instituições. Após o piloto, está prevista criação de um “sandbox regulatório” para testar regulações antes de decretá-las definitivamente. O projeto pretende unir conhecimento da Casa da Moeda em rastreamento com fiscalização da ANM.

Pressão judicial e auditorias

Esse movimento atende a demandas do STF e do TCU, que já exigem instrumentos mais rigorosos para coibir o “esquentamento” de ouro extraído ilegalmente, inclusive em áreas indígenas ou de preservação. O STF, inclusive, derrubou a “presunção da boa-fé” no comércio de ouro ilegal.

Desafios operacionais

Implementar rastreabilidade real exige infraestrutura digital, padronização, fiscalização eficiente e integração entre diversos órgãos: ANM, Receita Federal, IBAMA, Polícia Federal etc. Também será necessário responsabilizar atores em toda a cadeia — mineradores, transportadores, compradores — para que o sistema funcione efetivamente.

Potenciais ganhos

Se bem executado, o sistema pode tornar o ouro brasileiro mais valorizado no mercado internacional, reduzir lavagem de dinheiro, aumentar arrecadação fiscal e desarticular redes criminosas que lucram com mineração ilegal. Também pode elevar padrões ESG (ambiental, social e governança) do setor mineral nacional.

spot_img

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado
51,215SeguidoresSeguir
23,456InscritosInscrever
Publicidadespot_img

Veja também

Brasilvest
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.