Investidores reduzem exposição em emergentes e aguardam dados do Fed
As bolsas da Ásia fecharam em queda nesta segunda-feira (29), pressionadas pela maior venda semanal de hedge funds em mais de cinco meses. Segundo relatório do Goldman Sachs, os fundos reduziram posições em ações emergentes, o que resultou em uma perda de 1,6% no índice MSCI Asia Emerging Markets, de acordo com a Reuters.
O movimento reflete cautela antes da divulgação de novos dados de inflação nos Estados Unidos e da próxima reunião do Federal Reserve. Como destacou a Reuters, o risco de tarifas adicionais impostas pelo governo Donald Trump também pesou sobre a confiança dos investidores.
Na China, mercados reagiram à redução no volume de crédito disponível, enquanto Índia e Taiwan também registraram fluxos negativos. Esse comportamento sugere menor apetite por risco em toda a região.
Ainda assim, analistas afirmam que os próximos indicadores econômicos dos EUA podem mudar o humor dos mercados. Caso a inflação venha abaixo do esperado, o espaço para cortes de juros volta ao radar, o que tende a beneficiar ativos asiáticos.