10.9 C
Nova Iorque
15.4 C
São Paulo
sexta-feira, outubro 10, 2025
spot_img

Ibovespa oscila e dólar avança em manhã de cautela nos mercados

Investidores reagem ao IPCA, à queda da MP 1.303 e ao cenário externo instável

O Ibovespa operava próximo da estabilidade no fim da manhã desta quinta-feira (9), aos 142.146 pontos, enquanto o dólar comercial subia 0,4%, cotado a R$ 5,36, segundo o InfoMoney. O mercado local repercute a derrota do governo no Congresso, a divulgação do IPCA e a alta dos juros longos nos EUA.

IPCA mais fraco reduz tensão com inflação

O índice de preços ao consumidor mostrou resultado “benigno”, reduzindo temores sobre aceleração dos núcleos. Ainda assim, o alívio foi limitado, já que a incerteza fiscal volta ao centro das atenções após a MP 1.303 caducar no Congresso. O ministro Fernando Haddad afirmou que apresentará “várias alternativas” ao presidente Lula para recompor receitas, de acordo com o InfoMoney.

Câmbio reflete cenário político e exterior

O dólar avança diante do aumento da aversão ao risco global. Investidores acompanham a paralisação parcial do governo dos EUA (shutdown) e o impacto nas projeções econômicas. Além disso, as bolsas americanas operam em leve queda após recordes na véspera, segundo a Reuters.

Juros futuros recuam com IPCA e curva mais estável

Apesar da cautela, os juros futuros recuam levemente, refletindo o impacto do IPCA mais brando e o enfraquecimento das apostas de alta da Selic. O contrato de DI para 2027 caiu a 10,15%, enquanto o DI para 2029 recuou para 10,35%, conforme dados da B3.

Olhar para o exterior e próximos passos

No cenário internacional, o índice VIX de volatilidade subiu 4,5%, atingindo 17 pontos, o que reforça a percepção de cautela entre investidores globais. A agenda segue dominada pela expectativa das atas do Federal Reserve, que podem redefinir o tom do mercado nas próximas sessões.

Em síntese, o pregão desta quinta mostra um mercado dividido entre o alívio com a inflação e o receio político. A manutenção da confiança dependerá da resposta fiscal do governo e da reação dos mercados internacionais após a publicação das atas do Fed.

spot_img

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado
20,145FãsCurtir
51,215SeguidoresSeguir
23,456InscritosInscrever
Publicidadespot_img

Veja também

Brasilvest
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.