9.3 C
Nova Iorque
15.6 C
São Paulo
sexta-feira, outubro 10, 2025
spot_img

Lula afirma que “não vai demorar” para os ricos pagarem impostos devidos

Presidente critica Congresso após retirada de pauta de medida e promete ação rápida contra privilégios fiscais

Durante cerimônia de inauguração de fábrica da BYD em Camaçari (BA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que “não vai demorar” para que os mais ricos paguem os impostos que devem. Ele criticou a decisão da Câmara dos Deputados de remover a medida provisória 1.303, que propunha taxar aplicações financeiras de bilionários, vagarosamente aprovada. A cobertura foi feita pela Reuters via Investing.com.

Lula classificou como “triste” a votação no Congresso que impediu a tramitação da proposta. “Um trabalhador pode pagar 27,5% de IR; por que um ricaço não pode pagar 18%?”, perguntou ele, fazendo alusão à desigualdade na progressividade do tributo. Ele ainda mencionou que o governo chegou a negociar alíquota de 12%, mas que a oposição se recusou a aprovar. Segundo o presidente, “eles vão pagar o imposto que merecem aqui no Brasil, porque o povo trabalhador não vai deixar isso barato.”

A MP 1.303 perderia validade se não fosse votada tanto na Câmara quanto no Senado. Com sua retirada de pauta, tornou-se inviável a aprovação em tempo hábil, o que representou uma derrota significativa para a equipe econômica do governo. O presidente aproveitou a ocasião para criticar privilégios fiscais de parcelas da sociedade e pedir mobilização popular para sustentar suas propostas.

Lula afirmou ainda que é necessário “acabar com os privilégios” para garantir igualdade de direitos no país. Em outra cerimônia na Bahia, o presidente reforçou que a maioria da população — segundo ele — não tolerará desigualdades persistentes e clamará por uma “revolução pacífica e democrática”.

A expectativa agora recai sobre o Senado Federal: será que os senadores retomarão a proposta tributária ou formularão uma alternativa que mantenha a cobrança sobre grandes rendimentos? E como isso repercutirá nas contas públicas ainda neste ano?

spot_img

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado
20,145FãsCurtir
51,215SeguidoresSeguir
23,456InscritosInscrever
Publicidadespot_img

Veja também

Brasilvest
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.