-7.8 C
Nova Iorque
21.5 C
São Paulo
sexta-feira, janeiro 30, 2026
spot_img

Macron propõe sediar reunião do G7 em Paris após Trump divulgar mensagem privada sobre Groenlândia e Irã

Macron oferece reunião do G7 em Paris após Trump divulgar conversa privada sobre Groenlândia

O presidente francês, Emmanuel Macron, ofereceu-se para sediar uma reunião de emergência do G7 em Paris, na tarde de quinta-feira, após uma conversa privada com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter sido divulgada pelo líder americano em sua rede social Truth Social. O convite de Macron visava discutir as divergências sobre a situação da Groenlândia, um território dinamarquês que Trump demonstrou interesse em adquirir.

A proposta de Macron, que também incluiu um convite para jantar com Trump na mesma noite, foi divulgada por Trump nesta terça-feira (20). A mensagem original, traduzida para o português, revela um tom de alinhamento em relação a questões como a Síria e o Irã, mas com um claro questionamento sobre a postura americana em relação à Groenlândia. Conforme informação divulgada pelo próprio Trump em sua rede social, Macron escreveu: “Não entendo o que você está fazendo em relação à Groenlândia. Vamos tentar construir grandes coisas”.

A divulgação da conversa privada gerou especulações sobre a relação entre os dois líderes e as tensões diplomáticas. Uma fonte próxima a Macron confirmou à agência de notícias Reuters que a mensagem compartilhada por Trump era autêntica. Até o momento, o presidente americano não se pronunciou publicamente sobre sua resposta às propostas de Macron, nem a Casa Branca ou o gabinete do presidente francês comentaram o caso.

G7 em foco: Groenlândia e outros temas na pauta de Macron

A oferta de Macron para sediar a reunião do G7 em Paris surge em um momento de intensas discussões sobre a Groenlândia. O grupo, composto por Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Reino Unido, além da União Europeia, poderia ter sua agenda focada nas ambições americanas sobre a ilha ártica. Macron também sugeriu convidar a Ucrânia e a Dinamarca para a discussão, além de considerar a Rússia como observadora.

A proposta de Macron demonstra a tentativa do líder francês de mediar conflitos e buscar soluções conjuntas. A mensagem divulgada por Trump indica um desejo de cooperação em outras áreas, como a Síria e o Irã, mas com uma ressalva clara sobre a questão da Groenlândia. A possibilidade de uma reunião de emergência do G7 em Paris, mesmo que informal, sinaliza a importância que o tema adquiriu nas relações internacionais.

Tensão com os EUA: Tarifas europeias em debate

A tensão entre Macron e Trump se intensifica em meio a anúncios de possíveis tarifas americanas sobre produtos europeus. Trump ameaçou impor uma taxa de 10% a oito países da Europa a partir de fevereiro de 2026, caso se oponham ao plano dos EUA de adquirir a Groenlândia. Essa medida, caso concretizada, pode gerar novas complicações nas relações comerciais e diplomáticas entre os blocos.

Perguntas frequentes

O que é o G7?

O G7 é um grupo informal de sete das maiores economias industrializadas do mundo: Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Reino Unido. A União Europeia também participa das reuniões.

Por que a Groenlândia é um ponto de discórdia?

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou interesse em comprar a Groenlândia, um território autônomo da Dinamarca, o que gerou surpresa e rejeição por parte de líderes dinamarqueses e outros governantes.

O que Macron propôs a Trump?

Macron propôs sediar uma reunião de emergência do G7 em Paris para discutir a questão da Groenlândia e convidou Trump para jantar na mesma noite.

Quais outros temas foram mencionados na mensagem de Macron?

Macron mencionou alinhamento em relação à Síria e a possibilidade de “grandes coisas” em relação ao Irã, além de questionar a postura de Trump sobre a Groenlândia.

O que são as tarifas que Trump ameaça impor?

Trump ameaçou aplicar uma tarifa de 10% a oito países da Europa a partir de fevereiro de 2026, caso sejam contrários ao plano dos EUA de comprar a Groenlândia.

spot_img

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado
20,145FãsCurtir
51,215SeguidoresSeguir
23,456InscritosInscrever
Publicidadespot_img

Veja também

Brasilvest
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.