24.9 C
Nova Iorque
segunda-feira, setembro 29, 2025
spot_img

O que é o CDI e por que ele importa mais do que você imagina

Essa taxa misteriosa está por trás do rendimento da sua reserva de emergência, dos CDBs e até da comparação com a poupança.

Quem começa a se interessar por finanças pessoais logo se depara com uma sigla onipresente: CDI. Mas o que exatamente é essa taxa e por que ela aparece em quase todas as aplicações de renda fixa? A verdade é que o CDI — Certificado de Depósito Interbancário — funciona como o “termômetro” do sistema financeiro brasileiro. E ele impacta diretamente o quanto o seu dinheiro vai render.

Na prática, o CDI é a taxa média dos empréstimos que os bancos fazem entre si por um dia. Como esses empréstimos são muito seguros, o CDI virou referência para investimentos conservadores. Se você aplica em um CDB que promete “100% do CDI”, significa que vai receber exatamente a mesma rentabilidade dessas operações interbancárias — ou algo muito próximo da Selic.

De acordo com o Banco Central, em junho de 2024 o CDI acumulado em 12 meses estava em torno de 10,6%, servindo como base para produtos como CDBs, LCIs, LCAs, fundos DI e contas remuneradas. Segundo matéria da Bloomberg Línea, mais de 85% da renda fixa privada no Brasil está atrelada ao CDI de alguma forma.

É aí que entra a comparação com a poupança. Quando a Selic (e o CDI) está acima de 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% ao mês + TR — algo bem abaixo da média de um CDB com 100% do CDI, por exemplo. Ou seja, deixar o dinheiro parado na caderneta pode significar perder poder de compra com o tempo.

O CDI também é usado como benchmark por gestores de fundos. Quando um gestor promete “superar o CDI”, está se propondo a entregar mais do que a rentabilidade mínima segura da economia — o que exige, claro, mais risco e estratégia.

Segundo o economista Pedro Afonso Gomes, em entrevista ao Valor Investe, “entender o CDI é essencial para qualquer investidor, mesmo o mais conservador. Ele é a régua que define o que é um bom ou mau rendimento no Brasil”.

Portanto, da próxima vez que for aplicar seu dinheiro ou comparar rendimentos, pergunte a si mesmo: quantos % do CDI estou recebendo? Essa resposta pode ser o divisor de águas entre fazer seu dinheiro trabalhar — ou apenas dormir.

spot_img

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado
51,215SeguidoresSeguir
23,456InscritosInscrever
Publicidadespot_img

Veja também

Brasilvest
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.