24.9 C
Nova Iorque
segunda-feira, setembro 29, 2025
spot_img

Por que algumas ações resistem às crises — e o que aprender com elas

Empresas resilientes têm gestão sólida, marca forte e geração consistente de caixa, mesmo em tempos turbulentos.

Em momentos de crise, nem todas as ações sofrem da mesma forma. Algumas empresas conseguem manter resultados estáveis e até se valorizar, atraindo investidores que buscam proteção em meio à turbulência. Mas o que explica essa resiliência?

Segundo levantamento do Estadão Investimentos, ações de setores como energia, saneamento, alimentação e saúde costumam ser mais resistentes em ciclos de baixa. Empresas como Weg, Ambev e Fleury mantiveram boa performance durante períodos de instabilidade, o que atraiu fundos conservadores.

A razão está na previsibilidade de receitas. “Negócios ligados ao consumo essencial, com forte geração de caixa e baixo endividamento, são os que melhor atravessam tempestades”, afirmou à Bloomberg o analista Pedro Serra, da Ativa Investimentos.

Outro fator decisivo é a governança corporativa. Empresas com boa comunicação com investidores, transparência e gestão eficiente tendem a manter a confiança mesmo quando os mercados estão voláteis.

Esses papéis também costumam oferecer bons dividendos, o que ajuda a amortecer perdas de capital e manter o interesse dos investidores de longo prazo. “É o tipo de ativo que compensa na maratona, não na corrida de 100 metros”, destacou a consultora de finanças Fernanda Consorte em entrevista ao Valor.

Entender os fundamentos dessas empresas pode ajudar o investidor comum a montar uma carteira mais resiliente — e menos vulnerável a crises passageiras.

spot_img

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado
51,215SeguidoresSeguir
23,456InscritosInscrever
Publicidadespot_img

Veja também

Brasilvest
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.