24.9 C
Nova Iorque
segunda-feira, setembro 29, 2025
spot_img

Rússia, sanções e fertilizantes: o que o conflito geopolítico tem a ver com o seu prato de comida

Mesmo longe da guerra, o Brasil sente no bolso os efeitos da tensão entre Rússia, Ucrânia e países do Ocidente.

A guerra entre Rússia e Ucrânia, que se estende desde 2022, não afeta apenas a Europa Oriental ou os campos de batalha. Seus efeitos econômicos chegam até as lavouras brasileiras e, consequentemente, à mesa do consumidor. Um dos canais mais relevantes é o mercado de fertilizantes — e a Rússia é peça-chave nesse tabuleiro.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, mais de 20% de todo o fertilizante usado no Brasil vinha da Rússia antes da guerra. Com as sanções econômicas impostas por EUA e União Europeia, houve interrupções no fornecimento, aumento de preços e redirecionamento logístico global. A consequência foi uma alta significativa nos custos da produção agrícola nacional.

“Mesmo com a diversificação de fornecedores, a dependência ainda é alta, e qualquer instabilidade geopolítica afeta diretamente os custos do agronegócio”, explica André Pessoa, da Agroconsult, em entrevista à Folha de S.Paulo. O aumento nos preços do adubo pressiona diretamente o custo de produção de alimentos como milho, soja e feijão — base da alimentação brasileira.

Além dos fertilizantes, o conflito afeta o preço do petróleo, uma vez que a Rússia é uma das maiores exportadoras do mundo. Sanções sobre o petróleo russo encarecem a oferta global, pressionando os combustíveis e, em cadeia, todos os produtos transportados por caminhões — o que, no Brasil, significa praticamente tudo.

De acordo com a Bloomberg, mesmo países que não adotaram sanções contra a Rússia, como o Brasil, enfrentam os efeitos indiretos da reorganização do comércio global. Empresas têm que buscar rotas alternativas, enfrentar volatilidade no câmbio e adaptar contratos com fornecedores.

No fim das contas, conflitos geopolíticos como esse vão além das manchetes internacionais: afetam o preço da comida, do combustível, do aluguel e até os índices de inflação. Entender essa conexão é essencial para consumidores, investidores e formuladores de política pública.

spot_img

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado
51,215SeguidoresSeguir
23,456InscritosInscrever
Publicidadespot_img

Veja também

Brasilvest
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.