14.7 C
Nova Iorque
16.4 C
São Paulo
quinta-feira, outubro 9, 2025
spot_img

Votação da MP alternativa ao IOF é adiada mais uma vez

Texto enfrenta impasses e governo corre risco de derrota

A votação da MP 1303, que propõe alternativas ao IOF, foi adiada para o dia 7 de outubro. O texto perde validade em 8 de outubro, o que gera risco de perda de eficácia caso não seja aprovado a tempo, destacou o InfoMoney.

Motivos do adiamento

O relator Carlos Zarattini (PT-SP) cedeu ao pedido do presidente da Câmara, Hugo Motta, que priorizou a votação do projeto que amplia a isenção do Imposto de Renda, informou o G1. Além disso, o trecho que aumenta a alíquota de LCAs e LCIs de 5% para 7,5% gerou forte resistência da bancada ruralista.

Consequências para o governo

Sem aprovação, o governo corre o risco de ver o mecanismo de compensação fiscal ficar inválido. Isso enfraquece a estratégia de arrecadação prevista para 2025 e 2026 e pode ampliar a insegurança entre investidores, avaliou o InfoMoney.

Cenário de pressão

O prazo curto pressiona negociações nos bastidores. Há propostas para retirar ou suavizar o ponto das LCAs e LCIs ou reescrever partes do texto para garantir apoio parlamentar, segundo o G1.

O que observar

A decisão final dependerá de reuniões em comissões e articulações no plenário. Se não houver consenso até 8 de outubro, a MP perde validade e o governo precisará buscar novas formas de compensação tributária.

spot_img

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado
20,145FãsCurtir
51,215SeguidoresSeguir
23,456InscritosInscrever
Publicidadespot_img

Veja também

Brasilvest
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.